quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Faça Acontecer

               
          Pensando um pouco na maneira que a mulher é vista em nosso país e no mundo de maneira geral atualmente, podemos perceber que o machismo ainda impera, mesmo que seja de forma mascarada, mas pra mim, é de maneira escancarada mesmo e não só pelos homens, o machismo vem das mulheres mesmo. Isso é triste, mas tem jeito; tem um livro muito bom que acabei de ler a pouco tempo que discute esse assunto: "Faça Acontecer"de Sheryl Sandberg a mais alta executiva do Facebook, nele a autora fala das dificuldades que encontrou e ainda encontra para chegar e se manter no cargo em que está, por ser mulher e mãe. Ela fala que muitas mulheres optam por serem donas de casa, pois é isso que a sociedade exige e as mulheres que escolhem permanecer com suas carreiras profissionais não são bem vistas, ao contrário dos homens que são perdoados por não darem atenção à família por causa da profissão. Ela não desistiu de sua carreira mesmo após o casamento e depois de ter filhos, no livro ela relata as alegrias e tristezas dessa escolha; enfatiza que valeu a pena e incentiva as mulheres a seguirem seus sonhos, sua carreira profissional fugindo dos esteriótipos impostos pela sociedade.
"Os esteriótipos de sexo incutidos na infância são reforçados ao longo de toda a nossa vida e são como professias que, de tanto serem repetidas, acabam se realizando. Os cargos de liderança são na maioria ocupados por homens, e assim as mulheres não esperam alcançá-los, e esta passa a ser uma das razões pelas quais elas não os alcançam. Os mesmo se aplica ao pagamento. Os homens, geralmente, ganham mais que as mulheres, e assim as pessoas esperam que as mulheres ganhem menos. E então elas ganham." (Faça Acontecer - Sheryl Sandberg)
          Essas ideias machistas impostas à nós desde cedo dificultam nosso desempenho em todos os setores da vida, enquanto acreditaremos que não somos capazes seja do que for, não seremos mesmo e só saber disso também  não  adianta nada,  as  coisas  só  vão  mudar  quando  deixarmos  essas  ideias  de lado e agirmos diferente.  Uma  boa  maneira  de  iniciar  essa  mudança   é  não   propagar   essas   ideias,   chega   dessas "conversinhas"  entre   mulheres   que  diminuem  umas  às  outras, porque o mundo é assim mesmo, é assim, mas não precisa continuar sendo.
         Uma  leitura  inspiradora  e  o  melhor  é  que  ela é uma mulher como qualquer outra, tem seus defeitos, dificuldades,  inseguranças  até  hoje,  tá  certo  que  teve  algumas  facilidades, mas só chegou onde chegou porque  se  empenhou,  trabalhou muito e não desistiu. Todo mundo é capaz, chega de apontar o dedo para os outros e achar que a vida  de qualquer um  é  mais fácil que a sua, como diria Caetano Veloso: "Cada um sabe  a  dor  e  a  delícia  de  ser  o  que   é",  pois  na vida de  todas as pessoas  existem  dores e delícias o que muda também é a maneira que sentimos. Quem  se  interessa em grandes histórias, esse é um bom livro, na minha opinião todas e todos deveriam ler. Fica a dica. 

2 comentários:

  1. Já me recomendaram esse livro, mas ainda não li. Vou colocá-lo na minha lista de leitura.

    http://www.elaqueescreve.com/

    ResponderExcluir
  2. Pode colocar, é uma grande história que vale a pena. Valeu!

    ResponderExcluir