quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Coisas que os habitantes do nosso planeta costumam fazer






        Há tanta divergência no que se diz e no que é feito nessa Terra que resolvi escrever a respeito disso nesse post.  Se um ser de algum outro planeta melhor desenvolvido do que o nosso viesse nos visitar, acredito que ficaria chocado com tantos desacordos. 

Nosso planeta passou de uma época em que nada se podia, de opressão, de censura, de diversos tipos de dificuldades para uma onde todo mundo quer compensar o que não teve anteriormente, ainda existem muitos problemas, mas as pessoas parecem que só querem exigir, cumprir o que devem, não. 

Nós queremos respeito, mas não respeitamos, tem gente que diz: “só respeito quem me respeita”, mas dessa forma, o respeito vai começar por onde? Outros (as) (e isso é muita gente) critica os políticos (realmente existem muitos motivos para isso), mas se tiverem uma oportunidade de serem corruptos, de não cumprirem as regras, por menor que sejam, não cumprem. E aqueles (as) que só reclamam do (a) chefe, mas quando chegam a um cargo de liderança agem da mesma forma ou até pior? “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. E aquelas pessoas que querem ser aceitas como são, mas são superexigentes com os outros? É um tal de criticar a roupa que os outros usam, o esmalte, o sapato e tudo mais, mas ninguém admite que falem de si;  porque se o outro usa é brega, mas se sou eu quem usa é "nova tendência". 

Feliz ou infelizmente, nós seres humanos só entendemos, valorizamos ou desvalorizamos as situações quando passamos por elas e ainda tem gente que nem assim. Tá todo mundo pedindo demais e fazendo de menos; porque temos direito disso, direito daquilo, mas quando chega na parte dos deveres poucos sabem quais são. Não estou criticando quem luta por melhorias no país, quem luta contra as injustiças e tudo mais, estou falando daqueles (as) que além de não ajudarem em nada, ainda reclamam de tudo. Essa frase parece clichê, mas é bem verdadeira: “se quisermos mudar o mundo, precisamos começar por nós mesmos”, independente do que os outros estão fazendo ou dizendo. Chega de só fazermos o que os outros fazem, sejamos inovadores para o bem, nós temos a liberdade de fazer boas escolhas independentemente de terceiros, se não tiver liberte-se. Vamos tentar melhorar as coisas não só para fazermos bonito caso algum extraterrestre venha nos visitar, mas para melhorar nossas vidas, para nos sentirmos e vivermos melhor. 

Vou finalizar com uma frase que vi no “face” outro dia: “Seja a mudança que você quer para o mundo”, parece frase de livro de auto ajuda (não vejo nada de mau nisso), mas define bem o que eu quis dizer com esse texto. Quer que tudo melhore na sua vida? Comece melhorando você, ninguém muda ninguém, você só pode mudar a si mesmo (a) e quando conseguimos isso, os arredores também mudam, como se fosse mágica; mas o que se modifica de verdade é a sua maneira de ver o mundo. Não estou dizendo que é fácil, mas é extremamente necessário. Quem consegue se tornar melhor sim pode reclamar dos outros que são piores, mas quem consegue é tão superior que não perde tempo com isso. Eu também não cheguei nesse patamar, mas quero e, vou tentar até fim, “um dia de cada vez”.

Um comentário: