sexta-feira, 19 de julho de 2013

Malala Yousafzai


           O que dizer dessa moça? Tão jovem e tão corajosa. Dizem que orgulho não é um sentimento bom, mas foi o que senti ao saber da história dela. Ela não se conformou com a maneira que a mulher é tratada em seu país e "colocou a boca no trombone", quis mostrar para o mundo as injustiças e absurdos que sofrem as mulheres no Paquistão, mesmo sabendo que isso poderia custar-lhe a vida.
          Conformada é algo que ela não é, ela sabe o valor da mulher, mesmo sua cultura mostrando o contrário. Aquela frase popular não se aplica a ela: "mais vale um covarde vivo do que um herói morto", mesmo tendo sofrido um atentado por causa de sua atitude, acredito que ela não se arrepende do que fez, tornou-se um exemplo a ser seguido e a voz de tantas mulheres exploradas e impedidas de liberdade.
         Mulheres tratadas como objetos, sem direitos e sem voz, é difícil de acreditar, mas até hoje ainda existem muitos países que tratam assim as mulheres, revoltante, triste e inacreditável. Por essas e outras que não podemos permitir que nos impeçam de mostrar todo o nosso potencial, devemos aproveitar as oportunidades, pois mesmo que exista machismo em nosso país, nem se compara com o que vemos em outros lugares e mesmo assim, ainda há muitas mulheres que não acreditam em sua força e em suas capacidades. 
            O importante é mostrar nosso valor como fez Malala, sem precisar mostrar o corpo e nem utilizar nenhum tipo de apelação, ela luta pelo direto das mulheres estudarem, algo tão corriqueiro para nós, ela usa da inteligência e engrandece toda a classe feminina. Sigamos o seu exemplo e que nada possa nos impedir de lutar pelo nosso espaço.  Se eu pudesse dizer algo para essa jovem mulher, eu diria: muito obrigada e continue com o que tem feito, você sim é uma heroína da vida real.

               Para quem se interessa por histórias dessas mulheres sofridas, recomendo um livro muito bom: " A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini, o mesmo autor de: "O Caçador de Pipas", que também tem uma bela história.

2 comentários:

  1. Vendo uma atitude dessas, dá orgulho de ser mulher e ter uma representante tão jovem e com um histórico tão nobre.

    ResponderExcluir
  2. Malala é uma pequena grande mulher! Tem todo o meu respeito!

    ResponderExcluir