quarta-feira, 31 de julho de 2013

Gentileza gera Gentileza

           
         Ontem eu estava a caminho do trabalho dentro do ônibus e me aproximei da porta, pois estava perto do ponto onde eu ia descer aí, percebi que o cadarço do meu tênis estava desamarrado, mas naquele momento não dava para amarrar, em pé com o ônibus em movimento essa tarefa simples fica bem difícil. Ao meu lado, de pé, estava um senhor que deveria ter por volta de 70 anos, cabelo branco, pele rosada e olhos azuis, ele me disse: "Você viu que seu cadarço tá desamarrado?", respondi que sim e que amarraria quando eu descesse, depois agradeci. Ele me perguntou se poderia amarrar pra mim, eu agradeci novamente meio encabulada, mas disse que não precisava. Isso nunca havia me acontecido antes, achei tão educado e tão gentil. Ele não pediu para amarrar porque não acreditava em minha capacidade, mas pelo simples fato de querer ajudar.
           
           É raro ver uma atitude dessas no cotidiano das grandes cidades onde as pessoas estão sempre correndo e nem se importam umas com as outras, pode parecer uma bobagem, mas uma atitude tão simples me deixou mais contente naquele momento, ajudou a acreditar que apesar de tudo existem pessoas boas, eu já acredito nisso, mas ter uma prova é melhor ainda.
                Uma atitude de gentileza por menor que seja pode melhorar o dia de quem recebeu e incentivá-lo a ser gentil com outras pessoas, um elogio verdadeiro, palavras de incentivo, um abraço ou simplesmente um: "tenha um bom dia (tarde ou noite)" dito de maneira carinhosa podem fazer a diferença.

          Como podemos ajudar os outros com gestos simples? Oferecendo o lugar no ônibus para alguém que necessita mais, oferecendo alimento pra quem tem fome, conversando com alguém que está aflito, estendendo a mão a quem pede, e de muitas outras maneiras, acredito que todos sabemos como podemos ser úteis. Sei que nem sempre estamos dispostos a isso e também, muitas vezes, vivemos no "modo automático" e nem reparamos o que acontece ao nosso redor, mas tanto o bem quanto o mal circula pelo mundo e uma ação sempre volta seja ela boa ou má, quando oferecemos gentilezas elas sempre retornam, da mesma forma que toda grosseria  tem volta. O melhor é não esperar retribuições, o mundo precisa de mais pessoas querendo amarrar o cadarço das outras, o mundo é feito por nós, então, se queremos que ele mude, vamos mudar. Eu topo e você?

5 comentários:

  1. Cleila, é incrível e triste que, certas atitudes como a que ocorreu com você, ainda nos espantem e nos causem estranheza. Isso acontece porque, infelizmente, não estamos acostumados ao fato das pessoas, ao menos, perceberem que existimos e que estamos ao seu lado, imagine perceberem o nosso "cadarço" e se preocuparem conosco. Não devemos nos enganar, porém nada como experiência e cabelos brancos para nos transmitir confiança, e nos mostrar que o mundo ainda tem jeito...

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras Lângela, concordo com vc. Bj

    ResponderExcluir
  3. Realmente as vezes estamos tão no automático que esquecemos que gentileza gera gentileza, e que assim poderemos ter um mundo melhor um dia. Adorei ler seu post, parabéns pela iniciativa e pelas sabias palavras!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo, se cata um tratasse as pessoas como elas queriam ser tratadas seria bem melhor. Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita Bia Muniz, vou conhecer seu blog sim. Bj

    ResponderExcluir