domingo, 4 de agosto de 2013

"Pai! Afasta de mim esse cálice"

  Quem quer me calar? Quem não se agrada com a minha fala, quem não concorda com o que eu digo, mas eles não têm o poder de me calar, somente eu tenho esse poder e sou meu maior sabotador. A minha mente que fala tanto é a mesma que quer me calar diante dos meus sonhos, desenhos, propostas de mudança e indagações, mas devo ser mais forte que tudo isso, porque sei que vale a pena.

“Pai, afasta de mim esse cale-se”. Quando quero dizer a verdade, a minha verdade, a que eu realmente acredito e a que quero pôr em prática; que essa voz que quer me proibir se afaste, vá e não volte mais. O que precisa calar-se é essa voz que quer me convencer que eu não posso, essa voz que quer que eu acredite nos outros, nessa cultura machista que nos ensina que a mulher não tem valor e que pra ela ser feliz precisa casar a qualquer custo (e ainda tem um tempo certo pra isso), ser uma boa dona de casa (máquina de limpar, lavar, passar e cozinhar, etc.), ter filhos, esquecer seus sonhos, se anular, aceitar grosserias e falta de respeito do marido ou namorado, fazer tudo o que os homens querem para não perdê-los (porque não podemos viver sem um homem) e viver da felicidade dos outros, porque isso lhe basta. Cale-se quem propaga essas informações absurdas, é bom conversar com pessoas mais experientes que tem muito a nos ensinar, mas quando vierem com esse papo de como a mulher deve ser e isso for “o menos possível”, não aceite, não acredite, não absorva, não tome pra si, não vivencie.

Muitas mulheres sofreram e fizeram revoluções para conseguirmos os direitos que temos hoje, saibamos ser gratas, se não fossem elas, não poderíamos trabalhar fora de casa, votar, estudar, nem pensar mulher podia e tem muita gente que quer preservar esses costumes arcaicos onde a mulher não tem voz pra nada, apenas se submete. Quem aceita viver assim, tem todo o direito, mas pra mim isso não cola. Devo me casar, ter filhos, ser “Amélia” se eu quiser e quando quiser, quem sofre com as consequências de doar-me indistintamente aos outros sou apenas eu, todo mundo quer que você faça, mas quando fizer, ninguém vai te ajudar nas dificuldades, só faça aquilo que realmente deseja, seja honesta consigo mesma, tenha peito, não apenas para colocar silicone, mas pra ter opinião e colocar em prática o que acredita.  

Mulheres, acreditem em vocês e não projetem a felicidade nos outros, permitam-se ser aquilo que seu mais íntimo almeja e sejam o mais felizes possível, primeiro com vocês mesmas e depois com o mundo. Isso serve pra todos, para os homens também. Como diz o Marcelo Jeneci: "Felicidade é só questão de ser". Então seja!

2 comentários: