quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fizeram-nos acreditar...

       

       



           Fizeram-nos acreditar em tantas coisas...mas por quê nós ainda acreditamos? Pensando nisso, lembrei de um texto muito bom que nos ensina muito:


"Fizeram-nos acreditar que o amor verdadeiro só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não nos contaram que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. 
Fizeram-nos acreditar que cada um de nós é a "metade de uma laranja", e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não nos contaram que já nascemos inteiros, que ninguém na nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: cada um cresce através da si mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. 
Fizeram-nos acreditar numa fórmula chamada “dois em um”: duas pessoas a pensar igual, agindo de igual forma, pois era assim que funcionava. Não nos contaram que isso tem um nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. 
Fizeram-nos acreditar que casamento é obrigatório e que desejos "fora de horas" devem ser reprimidos. Fizeram-nos acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um "chinelo velho para um pé torto". Só não nos disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. 
Fizeram-nos acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas também dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que se pode tentar outras alternativas. Ah, também não nos contaram que ninguém vai contar isto tudo. Cada um vai ter que descobrir sozinho. 
E aí, quando estiveres muito apaixonado por ti mesmo, vais poder ser muito feliz e apaixonares-te por alguém".

                                                                       |John Lennon


         Também fizeram-nos acreditar que mulher deve ser submissa, que tem menos valor do que o homem e só está nessa terra para servir, que não deve ter sucesso profissional e sim ser mãe, pois uma coisa impede a outra, nos ditaram muitas regras e nós simplesmente aceitamos, que lindo! Estamos todas e todos muito felizes não é?
        Até quando ainda vamos acreditar e perpetuar a discriminação que existe contra a mulher? Precisamos de todas e todos, de mulheres e homens trabalhando a favor do que eu chamo de "causa feminina", que é o empenho em mudar as mentalidades em relação à mulher, suas obrigações e posição no mundo, buscando igualdade.  Somos força e merecemos nosso lugar com tanto respeito quanto os homens. Faça sua parte e "não acredite neles"!

4 comentários:

  1. Ótimo texto e ótima proposta! É muito legal ver blogs como este, e blogueiras que realmente tem opinião e conceito próprio, gosto muito disso e já estou seguindo o blog!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mas fico feliz por ter descoberto tudo isso agora com 51 anos, estou me amando, se tivesse acontecido antes não teria sofrido tanto.Parabéns gosto de saber que você tenha uma cabeça aberta, pelo menos tenho certeza que não vai sofrer. É livre.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a tentativa de ser livre acontece todos os dias, são muitas as coisas que ainda preciso me desapegar pra realmente provar da liberdade. O negócio é continuar trabalhando pra isso, um dia eu chego lá. Parabéns pelas descobertas. Bj

    ResponderExcluir