domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos Pais, todos merecem ser parabenizados?

Ser pai pra muitos homens é fácil, basta “produzir” uma criança e nada mais, alguns além de “fazer” também entendem que devem sustentar o filho, mas nada além disso, todo o restante do trabalho fica com a mãe ou quando esta falta, fica com a mulher mais próxima do pai (mãe, irmã, prima, entre outras). Esse sistema de divisão de tarefas onde a educação dos filhos ficava exclusivamente com a mãe é inadequado, toda criança precisa de um pai de verdade, não apenas de um homem que coloca comida em casa e dá ordens, precisa de afeto desse pai, bons exemplos, educação, diálogo, companhia, necessita sentir-se amada. A mãe, mesmo que se esforce muito não pode fazer o papel do pai, ela consegue criar os filhos sozinha (isso é bem comum), mas esse papel só pode ser ocupado pelo genitor ou um homem de verdade que se disponha à tal tarefa.

Como eu poderia desejar feliz dia dos pais para esses homens que nem sabem o nome de seus filhos? Que abandonam a mulher e os filhos diante da dificuldade para viver com outra família? Como vou parabenizar aqueles que colocam a filha adolescente grávida ou o filho que se assumiu homossexual  pra fora de casa não porque querem o bem deles, mas porque se preocupam com que os outros vão pensar deles como pais? E aqueles que destroem a própria vida e de seus familiares por causa do alcoolismo ou uso de outras drogas? Nessa época do ano vemos na TV muitos comerciais mostrando pais "perfeitos" que merecem receber presentes no seu dia, mas as imagens apresentadas estão muito longe da realidade de diversas famílias não só brasileiras, mas acredito que do mundo inteiro.

Essa história de “mau pai” é um circulo vicioso, geralmente, o garoto que não teve um pai de verdade terá mais dificuldade para se tornar um bom pai, ele não teve o exemplo, não é? Mas tá na hora dos homens aprenderem essa lição e as mulheres devem ajudá-los  nisso, pois sei que tem mães que não permitem que os maridos desenvolvam suas obrigações  como pai, então, é um trabalho que todo mundo deve ajudar. Pois é, a tarefa de sustendo, educação e acompanhamento em todos os sentidos da vida da criança compete aos pais (mãe e pai e não somente mãe), isso é lei, como nos mostra o Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente:

  •   “Aos pais, enquanto titulares do pátrio poder, compete-lhes, quanto à pessoa dos filhos, dirigir-lhes a criação e educação (CC, art. 384, inciso I).
  •  O ECA afirma  que aos mesmos (pais) incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores (art. 22).
  •   Dever dos pais, qualquer que seja o estado civil dos mesmos, servindo a norma insculpida no artigo 231, inciso IV, do Código Civil, relacionada às obrigações dos cônjuges, apenas como referência a possibilitar sanção decorrente da falta de cumprimento de um dos deveres fundamentais do casamento do qual resulte prole...
  • Por fim, é de assinalar que o descumprimento indesculpável dos deveres relacionados à educação dos filhos faz incidir as medidas previstas no artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo a mais grave a destituição do pátrio poder”.

   Aqueles que não desejam ter filhos, há meios de evitá-los, mas a partir do momento que esses tornam-se realidade, necessitam de cuidados e filho não deixa de ser filho porque o casal se separou ou por qualquer outro motivo ele é e será filho sempre. Atenção mulheres, cuidado ao escolher o pai de seus filhos, pois se ele não for bom pra você pode ser tornar seu "ex", mas para a criança não existe "ex" pai, ela terá que conviver com o fardo.


Agora vou parabenizar aqueles que vão além de todo o machismo e são pais de verdade, há homens que criam os filhos sozinhos e fazem tudo, tudo mesmo por eles, há pais que participam integralmente da vida de seus rebentos mesmo trabalhando fora e tendo ou não quem os ajude, vemos um exemplo desse tipo de pai no filme “A Procura da Felicidade”, estrelado por Will Smith e seu filho Jaden Smith . Pra esses que não fogem à responsabilidade e que são homens de verdade e àqueles que já erraram, mas se arrependem de terem sido omissos: Feliz dia dos pais, aos outros, sigam os bons exemplos dos homens de verdade e aprendam com os pinguins machos que chocam seus ovos enquanto as fêmeas estão fora, que zelam e protegem seus filhotes e façam por onde, pra um dia merecerem os “parabéns” por uma tarefa que deveria ser natural assim como o nascimento das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário