quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os Papéis Sociais


 
        Essa imagem pode ser polêmica e engraçada, pra algumas pessoas pode ser impossível essa cena tornar-se realidade, mas o contrário é tão comum quanto andar pra frente e ninguém acharia estranho.

      Vamos pensar um pouco... quem inventou os papéis de homem e de mulher? Bom, dizem que esses papéis vieram lá da idade da pedra e cada um agia de acordo com os seus instintos e suas habilidades, o homem era o provedor, caçava e protegia a família e a mulher colhia frutos e cuidava da prole. Tudo bem, até aí eu entendo, era a necessidade da época, mas os seres humanos, o planeta e tudo mudou, fomos nos adaptando com outras realidades e porque os papéis não podem mudar ou se adaptarem às situações atuais? Com as mudanças na sociedade, na família e as dificuldades orçamentárias, a mulher que há algum tempo atrás não podia trabalhar fora de casa teve que aprender os ofícios tipicamente masculinos, aprendeu e os tem realizado com primor, e o homem não pode desenvolver atividades que dizem ser tipicamente femininas? O machismo que impera em nossa cultura os impede disso, mas eu tenho uma notícia bombástica: o órgão genital masculino não cai quando o homem arruma a casa, cuida dos filhos ou desenvolve qualquer outra função que costuma ser feminina o máximo que pode acontecer é ele se tornar um bom marido, um ótimo pai e um grande homem.

       Sei que muitos homens não atuam nos afazeres de casa porque as mulheres não deixam (mães, esposas, companheiras, irmãs, avós, etc), não são bons pais porque não tiveram a oportunidade e nem aprenderam a ser, e isso é lamentável, quem cria os homens são as mulheres e mesmo reclamando do machismo que sofreram de seus pais e maridos, criam seus filhos para ser tão machistas quanto. É incoerente essa atitude, mas é a mais pura realidade e para isso mudar, para o machismo acabar, a mudança precisa partir das mulheres.

         Homens e mulheres devem ter a mesma responsabilidade na criação dos filhos, principalmente quando ambos trabalham fora, as duas partes também devem responsabilizar-se pela limpeza, organização, manutenção e conservação da casa, se ela também trabalha fora, porque ele pode chegar e se jogar no sofá enquanto ela lava, passa, cozinha, dá banho nas crianças, toma banho e ainda tem que ir se deitar disposta? Ela não cansa? Não sei como pode-se pensar que a mulher é obrigada a tudo isso. Algumas mulheres gostam de viver assim, aí é a escolha de cada uma, mas seria muito bom que respeitassem aquelas que não querem e não agem dessa forma. Esposa que pede ao marido igualdade nos afazeres, não é folgada, é consciente da importância de haver uma parceria entre o casal, ninguém tem que explorar ninguém, ambos devem se ajudar reciprocamente. Da mesma forma que ela pode ajudar no sustento da casa ele pode lavar a louça, fazer a comida, cuidar das crianças e etc. É tudo uma questão de dividir, sem sobrecarregar nem um nem outro. Também sei que dizem que homens não sabem fazer isso, não conseguem fazer aquilo e "blá blá blá", um monte de desculpas, mas podem aprender, isso se as mulheres permitirem e eles se empenharem, ninguém nasce sabendo. Não é porque sou mulher que nasci com uma parte do meu cérebro com todas as informações de como cuidar de uma casa e de uma criança, ou então, nasci faltando essa parte.

       Tudo tem avançado, mas a parte de relacionamento humano parece que foi a que menos avançou, se houvesse mais colaboração entre homens e mulheres tudo se tornaria mais fácil beneficiando a todos, não quero ter um discurso feminista (da maneira negativa que veem o feminismo), acredito em um feminismo que lute pela igualdade, as mulheres já conquistaram muito e conquistarão ainda mais quando conseguirem caminhar em parceria com os homens. Eu almejo mais companheirismos e menos rivalidade, cada um contribuindo com suas habilidades é muito bom, e vencer as próprias limitações pra contribuir com o outro é melhor ainda. E que tudo ocorra de maneira tranquila e sem traumas.

5 comentários:

  1. "eu tenho uma notícia bombástica: o órgão genital masculino não cai quando o homem arruma a casa, cuida dos filhos ou desenvolve qualquer outra função que costuma ser feminina" --> fartei-me de rir ahahaha

    O meu namorado é muito mais organizado em casa do que eu... =X Sou muito desastrada e desarrumada!!

    beijinhoo**

    http://pegadaminimalista.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que existem homens de verdade. Fico feliz por vc. Bj

      Excluir
  2. O machismo acaba atrapalhando nessa hora. Conheço alguns amigos meus que viraram pais muito novos que as vezes até substituem as mães na hora de cuidar dos filhos para que elas possam fazer faculdade e montar uma vida profissional, mas esse tipo é raro!

    Seguindo de volta - http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos acreditar que isso vai mudar, é bom saber que existem homens assim. Valeu!

      Excluir
  3. Oie gostei e estou seguindo o seu blogger,me segue tbém?????
    http://luygata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir